terça-feira, 9 de novembro de 2010

CRIANDO APRESENTAÇÃO COM IMPRESS


O Impress é o software para criação de apresentações com slides do BrOffice.Ele permite que você crie e formate os slides, textos, imagens e outros detalhes como efeitos de transição e som.O pacote de escritório BrOffice é um conjunto de softwares gratuitos e que funcio­nam tanto em Linuxquanto em Windows. Mas muitas pessoas que têm o Windows, usam o programa Power Point, que é o software de criação de slides do pacote Office da Microsoft, por isso e por ser bastante popular, muitas pessoas acabam se referindo às apresentações de slides como sendo apresentações Power Point. O importante é saber que tanto o Impress quanto o Power Point têm a mesma função, mas têm dife­renças de layout e de ferramentas.

Abrindo o BrOffice Impress e criando uma apresentação

Para abrirmos o software de apresentações o procedimento é o mesmo que usamos para abrir o editor de texto.
1- Clicamos no botão Iniciar -INICIAR na barra de atalhos
2- Escolha a opção Ferramentas -FERRAMENTAS de PRODUTIVIDADE (LE 2.0) ou ESCRITÓRIO (LE 1.0)
3- Escolha BrOffice Impress.
A primeira janela que abrirá é o assistente de apresentação, escolha uma APRESENTAÇÃO VAZIA. Clique em PRÓXIMO.
Abrirá a seguinte tela:

O assistente nos solicita a seleção de um design de slide e pergunta qual a mídia de saída.
A opção TELA é a mídia mais comum e já aparece marcada. Vamos trabalhar com essa, porém existem outras opções como transparência, papel e slide fotográfico. Após marcar a opção desejada clique em PRÓXIMO.










Nestas telas poderemos definir efeitos de transição de slides, duração... Mas como tudo isso pode ser definido e modificado depois da criação dos slides, clique em CRIAR. O assistente será fechado e poderemos trabalhar em cada slide, conforme figuras abaixo:

Veja como é nosso editor de slides:

















Recupere o texto digitado no módulo anterior "A lição da borboleta" para utilizá-lo na nossa primeira apresentação de slides.

Aqui usaremos recursos já aprendidos: Abrir documento do writer, selecionar parte do texto, minimizar janela, colar no slide.

INSERINDO IMAGENS NO SLIDE:



INSERINDO TEXTO NO SLIDE:





EXIBINDO APRESENTAÇÕES:


SALVANDO APRESENTAÇÃO DE SLIDES: