E-mail

Você já deve ter ouvido falar em e-mails. São mensagens eletrônicas enviadas por meio da Internet para pessoas que possuem um endereço de correio eletrônico. Esta é uma maneira bastante rápida e prática de comunicação, muito popular atualmente.


  
Em um e-mail você pode escrever um texto, como se fosse uma carta, enviar fotos ou outros arquivos, mandar recados breves ou longos, enfim, pode se comunicar e enviar seu recado de forma rápida, quase instantânea.


"Cada gênero textual de comunicação tem um formato consolidado, que se aprende no trabalhoe na vida cotidiana. O correio eletrônico deve ser considerado como um gênero textual que evoluiu de outros gêneros conhecidos, como a carta, o bilhete, o memorando, a conversa face a face, a conversa pelo telefone, seja assincrônicos ou em tempo real. De cada um, herda aspectos de formalidade ou informalidade, fórmulas de abertura e fechamento. Dos orais, herda os turnos conversacionais entre pessoas que não estão fisicamente juntas. De todos, a possibilidade de estabelecer comunicação, tratar conteúdos, explicitar sentimentos, valores, atitudes." (Marcuschi & Xavier, 2004, p. 85)

  
Para usar o correio eletrônico e enviar mensagens, é necessário ter um endereço de e-mail, algo parecido com: seunome@nomedoseuprovedor.com.br. Ter acesso ao correio eletrônico é questão de inclusão social e o endereço eletrônico (e-mail) é um endereço único no planeta, constituído por:
login: nome de usuário ou conta. Designa um único usuário associado a um provedor. 
@: o símbolo arroba, em inglês, significa "at" (em algum lugar). 
endereço do provedor: designa o endereço do provedor. Também é único. 

Cada pessoa possui um endereço eletrônico diferente das outras. Quem recebe as mensagens (o destinatário) também possui um endereço de e-mail e precisará entrar no espaço de verificação de mensagens do seu provedor para ver os e-mails recebidos em sua caixa postal que o local onde eles ficam armazenados. Ela é semelhante a caixa postal fornecida pelo correio.

Cada provedor de e-mails possui características próprias, por exemplo, alguns são pagos e outros gratuitos; uns oferecem mais espaço para guardar as mensagens e outros menos; alguns oferecem serviços além do e-mail e outros não. Cada um deve buscar um provedor de acordo com suas necessidades e interesses.

Conhecendo o endereço eletrônico da sua caixa postal, qualquer pessoa poderá enviar uma mensagem (e-mail) para você. Todas as mensagens enviadas ficam armazenadas no servidor de e-mail do seu provedor até que você acesse a Internet e as veja, por meio do seu computador, salvando-as ou apagando-as. Cada mensagem, além da informação pode conter arquivos anexados a ela.

  
Esses arquivos podem ter qualquer formato podendo, portanto, ser de qualquer tipo: texto, imagens, sons, vídeos ou programas. Quando o destinatário ler a mensagem, poderá copiar para o seu computador os arquivos que lhe foram enviados. O e-mail possibilita comunicação rápida e troca de arquivos. Assim, qualquer tipo de informação pode ser enviada/recebida.


Existem diferentes sites que oferecem o serviço de e-mail (provedores). Entre os gratuitos, alguns dos mais populares são:

Bol: http://www.bol.uol.com.br/

Gmail: http://www.gmail.com

Hotmail: http://www.hotmail.com

Yahoo! Mail: http://br.yahoo.com/



Fonte:

Introdução à Educação Digital: caderno de estudo e prática/Beth Bastos...[et al.] - Brasília: MEC, SEED; 2008.