Dicas de Netiqueta e de Edição de Mensagens


 As dicas de Netiqueta são um conjunto de conselhos de boa educação para não ofender ou irritar eventuais correspondentes de e-mail ou grupos de discussão.
NÃO GRITE! Escrever em maiúsculas é o equivalente a gritar, portanto esqueça a tecla (Caps Lock) e só escreva assim em casos extremos.
Seja claro e breve ao preencher o assunto do e-mail ou artigo.
Não envie grandes arquivos sem ter certeza que o destinatário quer.
Não envie artigos que não estejam dentro do assunto a que a lista ou grupo de discussão se propõe.
Não escreva linhas de textos muito longas, pois a pessoa que recebe a mensagem terá que utilizar a barra de rolagem para visualizar as linhas. Tecle “Enter” par forçar a quebra de linha.
Não utilize acentuação. Por incompatibilidade de configuração entre os softwares utlizados, os caracteres podem ser substituídos por símbolos estranhos, o que dificultará a leitura da mensagem.
Escreva normalmente. Alguns usuários utilizam apóstrofe(') ou a letra (h) depois de palavras que terminam com acento agudo.
EX: Ate' amanha. Ou Ateh amanha.
Você pode usar a vontade os emoticons (emotion + icon) que são conjuntos de caracteres que formam“carinhas” que transmitem alguma emoção.
Estes são alguns exemplos de emoticons comumente usados:
:-) Feliz ou brincando
;-) Piscando
:-( Infeliz
:-| Ambivalente
:-o Surpreso ou preocupado
:-x Bico calado
:-p Mostrando a língua (geralmente de brincadeira)
É fácil e divertido usar emoticons e você pode até criar os seus próprios. :-}


Atividade:
Acesse o seu email no Gmail e verifique se seus colegas aparecem com status online (verde). Se algum estiver online, clique sobre o nome dele e inicie uma conversa na janela que aparece na parte inferior da tela. Troquem idéias sobre essa possibilidade de conversas rápidas em diferentes recursos da Internet.