Midias e Tecnologias

As tecnologias são produto e meio da relação do homem com a natureza. Vivemos em um cenário de grandes transformações sociais e econômicas. Essas transformações estão revolucionando nossos modos de produção, de comunicação e de relacionamento, e produzindo um intenso intercâmbio de produtos e práticas socioculturais. Nesse contexto globalizado, as novas mídias e tecnologias invadem nosso cotidiano.
Como devemos, então, proceder na escola para enfrentar os problemas e desafios que se nos apresentam? Essa é uma pergunta complexa. Para respondê-la precisamos entender melhor as relações entre tecnologia e sociedade e destas com a escola.


Mídias

Termo usado para referenciar um vasto e complexo sistema de expressão e de comunicação.
Literalmente "mídia" é o plural da palavra "meio", cujos correspondentes em latim são "media" e "medium", respectivamente.
Na atualidade, mídias é uma terminologia usada para: suporte de difusão e veiculação da informação (rádio, televisão, jornal), para gerar informação (máquina fotográfica e filmadora).
A mídia também é organizada pela maneira como uma informação é transformada e disseminada (mídia impressa, mídia eletrônica, mídia digital...), além do seu aparato físico ou tecnológico empregado no registro de informações (fitas de videocassete, CD-ROM, DVDs).

Tecnologia


Do grego tekhno- (de tékhné, 'arte',) e -logía (de lógos, ou 'linguagem, proposição').
Tecnologia é um termo usado para atividades de domínio humano, embasada no conhecimento, manuseio de um processo e ou ferramentas e que tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais à competência natural, proporcionando desta forma, uma evolução na capacidade das atividades humanas, desde os primórdios do tempo, e historicamente relatadas como revoluções tecnológicas.

ATIVIDADE PRESENCIAL

Primeiro momento
-Dinâmica de apresentação
-Apresentação do curso em pps 
-Navegação no blog do curso
-Vídeo de sensibilização – Tecnologia X Metodologia ( reflexão sobre a mensagem do vídeo ).

Segundo momento  
Apresentação dos componentes do computador e seus periféricos:
  -Observar a área de trabalho (desktop) do Linux Educacional. Explicação sobre os ícones encontrados:
  -Domínio Público (obras literárias)
  -Videos TV Escola
  -Objetos de aprendizagem (RIVED)
   -Programas educacionais
   -Ferramentas de produtividades
   -Utilitários
   -Menu Iniciar (mostrar recursos)


Terceiro momento
Exploração dos Recursos Educacionais Pacote Linux
Após exploração, escrever sugestões de atividades com alunos usando editor de texto.