As tecnologias são produto e meio da relação do homem com a natureza. Vivemos em um cenário de grandes transformações sociais e econômicas. Essas transformações estão revolucionando nossos modos de produção, de comunicação e de relacionamento, e produzindo um intenso intercâmbio de produtos e práticas socioculturais. Nesse contexto globalizado, as novas mídias e tecnologias invadem nosso cotidiano.
Como devemos, então, proceder na escola para enfrentar os problemas e desafios que se nos apresentam? Essa é uma pergunta complexa. Para respondê-la precisamos entender melhor as relações entre tecnologia e sociedade e destas com a escola.
Como devemos, então, proceder na escola para enfrentar os problemas e desafios que se nos apresentam? Essa é uma pergunta complexa. Para respondê-la precisamos entender melhor as relações entre tecnologia e sociedade e destas com a escola.
Mídias
Termo usado para referenciar um vasto e complexo sistema de expressão e de comunicação.
Literalmente "mídia" é o plural da palavra "meio", cujos correspondentes em latim são "media" e "medium", respectivamente.
Na atualidade, mídias é uma terminologia usada para: suporte de difusão e veiculação da informação (rádio, televisão, jornal), para gerar informação (máquina fotográfica e filmadora).
A mídia também é organizada pela maneira como uma informação é transformada e disseminada (mídia impressa, mídia eletrônica, mídia digital...), além do seu aparato físico ou tecnológico empregado no registro de informações (fitas de videocassete, CD-ROM, DVDs).
Tecnologia
Do grego tekhno- (de tékhné, 'arte',) e -logía (de lógos, ou 'linguagem, proposição').
Tecnologia é um termo usado para atividades de domínio humano, embasada no conhecimento, manuseio de um processo e ou ferramentas e que tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais à competência natural, proporcionando desta forma, uma evolução na capacidade das atividades humanas, desde os primórdios do tempo, e historicamente relatadas como revoluções tecnológicas.
ATIVIDADE PRESENCIAL
Primeiro momento
-Dinâmica de apresentação
-Apresentação do curso em pps
-Navegação no blog do curso
Segundo momento
Apresentação dos componentes do computador e seus periféricos:
Apresentação dos componentes do computador e seus periféricos:
-Observar a área de trabalho (desktop) do Linux Educacional. Explicação sobre os ícones encontrados:
-Domínio Público (obras literárias)
-Videos TV Escola
-Objetos de aprendizagem (RIVED)
-Programas educacionais
-Ferramentas de produtividades
-Utilitários
-Menu Iniciar (mostrar recursos)
Terceiro momento
Exploração dos Recursos Educacionais Pacote Linux
Após exploração, escrever sugestões de atividades com alunos usando editor de texto.
Terceiro momento
Exploração dos Recursos Educacionais Pacote Linux
Após exploração, escrever sugestões de atividades com alunos usando editor de texto.