segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Criando uma conta no Gmail

1º Passo: Acessar o endereço http://www.gmail.com/
Na tela que abre, escolha a opção "Criar conta" para a criação de seu e-mail.




2º Passo: Comece a preencher, na tela que abre, os dados solicitados.



LOGIN: deve ter apenas letras minúsculas e números, não deve ter espaços, vírgulas, acentos ou outros caracteres diferentes (chamados caracteres especiais). Nessa opção, você estará escolhendo o nome do seu endereço de e-mail, ou seja, seu endereço eletrônico. Você pode colocar seu nome, apelidos, composição de nomes com números, enfim, o que desejar. Mas lembre-se de que as pessoas precisarão digitar o login escolhido, quando desejarem enviar um e-mail para você. Então procure usar um login adequado e fácil. Além disso, sempre que você for entrar no seu e-mail, para ver seus recados, deverá digitar esse seu login. Escolha com cuidado, pois esse nome não poderá ser modificado depois (a única forma de modificá-lo é criando um novo e-mail). Após digitá-lo dentro da caixinha do “Nome de login desejado” clique no botão abaixo que diz "Verificar disponibilidade".





O Gmail lhe dirá se este login pode ser utilizado. Se o login não estiver disponível você poderá escolher uma das Opções ofertadas pelo Gmail, ou criar outra.






O próximo passo é determinar uma SENHA, com a qual você poderá acessar suas mensagens e outras funções que os usuários do Gmail possuem. Note que a senha deve ter no mínimo oito caracteres: isto significa que a sua senha deve ser composta de pelo menos oito letras ou oito números, ou ainda oito números e letras misturados. Após escolher a senha, digitando-a na primeira caixinha, você deverá repeti-la para verificar se está correta.



Note que há no canto direito uma barra de medida sobre a força de sua senha. Quando aparecer a informação RELEVANTE quer dizer que a sua senha foi bem elaborada.




Escolhida a senha, o sistema oferece ao usuário uma oportunidade de lembrar de seu login, por meio de um mecanismo (quase todos os programas de e-mail possuem este recurso) que oferece uma série de perguntas para auxiliar o usuário a lembrar-se.





Após escolher sua pergunta e informar ao sistema a resposta, o Gmail pergunta qual seria seu e-mail secundário. Uma vez que você tenha esquecido sua senha, o Gmail irá enviar a sua pergunta para um outro e-mail (por isso a necessidade de um secundário), assim você terá mais facilidade em lembrar-se de sua senha, que é pessoal e intransferível.

Para uma maior segurança de seu e-mail, você terá de digitar os caracteres conforme você enxerga.





Verifique todos os dados que você digitou anteriormente e leia os Termos de Serviço a seguir. Ao clicar em 'Aceito', você aceita os Termos de serviço, os Regulamentos do programa e a Política de privacidade. Clique em Aceito. Criar minha conta.



Pronto. Sua conta está criada.
Agora uma nova tela irá aparecer. Nela clique em "Estou pronto - mostre minha conta". Ela lhe levará até sua caixa postal!







Fonte:
Adaptado de Introdução à Educação Digital: caderno de estudo e prática / Beth Bastos...[et al.] - Brasília: MEC, SEED; 2008.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Olá Cursistas!


Olá!
Seja bem vinda(o)!!!
Este blog será destinado a postagem de material e atividade referente ao curso que você está fazendo.
Aqui você encontrará meterial de apoio, textos, vídeos, atividades enfim... tudo que for relacionado ao curso.
Aproveite e tenha um bom curso!
Volte sempre!
Abr@ços Jaque

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Curso...

Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.


Unidades de Estudo e Prática
Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social
Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança.
Unidade 3:Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico
Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta
Unidade 5: Elaboração e edição de textos (Parte I e Parte II)
Unidade 6: Apresentações para nossas aulas
Unidade 7: Criação de blogs
Unidade 8: Cooperação e interação em rede
Unidade 9: Solução de Problemas com planilhas eletrônicas
Encontros presenciais e atividades à distância

domingo, 23 de maio de 2010

Turma1/2010


Olá Colegas,
Este espaço será para trocarmos idéias sobre o curso. Aproveitem...